Oi, gente. Aqui estou juntando minha preguiça para escrever algumas palavras no blog. Como devem saber estou internada há quase 3 semanas (com 3 dias de folga). Confesso que já cansei, mas ajudaram a afiar o diagnóstico de dor no peito, depois de cabeça, tontura etc.
Devo ter alta entre 6a. feira e sábado, se Deus quiser.
O lado bom é o da paparicação: ganhei vários brigadeiros, bolo de chocolate, bolo caseiro; trufas, bem casado, doce de leite de colher, Loccitane, bolhinos de chuva (nesta chuva: hummmm), enfim, só coisas boas.
Espero em breve poder beija-los e abraça-los e, mais do que tudo, estar curada logo.
Beijos,
Andrea
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
sexta-feira, 25 de outubro de 2013
De volta a intratecal
Semana muito agitada por aqui.... Sexta-feira passada fui internada, pois estava com muita dor de cabeça, dor no peito e no ombro. Como fiquei bem no hospital, pude voltar para casa na segunda-feira.
Infelizmente não durou muito e terça-feira à noite já estava aqui de volta! Depois de fazer incontáveis exames (literalmente!), definimos os próximos passos para o tratamento:
Voltarei hoje com a quimioterapia intratecal (na coluna) 2 vezes por semana. Continuarei com os tratamentos orais de quimioterapia também. Vamos atacar com todas as armas!!!
O lado bom é que já estou fazendo fisio no hospital.
Alta: Sem previsão, Deus é quem sabe.
Obrigada pela torcida e vamos em frente!
Beijos,
Andrea
Infelizmente não durou muito e terça-feira à noite já estava aqui de volta! Depois de fazer incontáveis exames (literalmente!), definimos os próximos passos para o tratamento:
Voltarei hoje com a quimioterapia intratecal (na coluna) 2 vezes por semana. Continuarei com os tratamentos orais de quimioterapia também. Vamos atacar com todas as armas!!!
O lado bom é que já estou fazendo fisio no hospital.
Alta: Sem previsão, Deus é quem sabe.
Obrigada pela torcida e vamos em frente!
Beijos,
Andrea
quarta-feira, 9 de outubro de 2013
Grande descoberta de hpje!
Oi, pessoal.
Hoje de manhã tive neurologista pela 1a. vez em 3 anos de doença. Já tenho vários "ISTAS": mastologista, oncologista, neurologista, endocrinologista etc e agora tenho tb um neurologista e em breve terei fisioterapeuta e fonoaudióloga!
Como assim? Perguntei ao médico se a fisioterapia e a fonoaudiologia poderiam ajudar na minha saúde, pois todos os médicos disseram que estes profissionais não fariam diferença. Quando eu mostrei a ele como eu gostava de andar, erguendo o andador, o médico deu imediatamente uma explicação técnica e provou que realmente fazia sentido eu melhorar desta forma. Disse que por carregar o andador, eu fazia força no abdômen e no quadril, e que isso fazia minha postura ficar melhor e que se eu mostrasse isso para a fisioterapeuta, rapidamente ela mostraria exercícios que provariam que eu melhoraria. Ele disse que a única forma de eu ganhar massa muscular, que perdi bastante, era fazendo exercícios.
Quanto à voz, ele disse que seria mais difícil de tratar e corrigir, pois era um efeito colateral, inclusive da cirurgia do cerebelo de fev/2012 e da carcinomatose meníngea que tive em junho/2013. Mesmo assim, vale a tentativa...Pode melhorar, mesmo que não sare.
Resumindo: vou agendar fisio e fono , e em breve contarei a vocês que estou andando 100% melhor e que a voz está melhor do que está hoje!
Beijos e torçam por mim!
Andrea
Hoje de manhã tive neurologista pela 1a. vez em 3 anos de doença. Já tenho vários "ISTAS": mastologista, oncologista, neurologista, endocrinologista etc e agora tenho tb um neurologista e em breve terei fisioterapeuta e fonoaudióloga!
Como assim? Perguntei ao médico se a fisioterapia e a fonoaudiologia poderiam ajudar na minha saúde, pois todos os médicos disseram que estes profissionais não fariam diferença. Quando eu mostrei a ele como eu gostava de andar, erguendo o andador, o médico deu imediatamente uma explicação técnica e provou que realmente fazia sentido eu melhorar desta forma. Disse que por carregar o andador, eu fazia força no abdômen e no quadril, e que isso fazia minha postura ficar melhor e que se eu mostrasse isso para a fisioterapeuta, rapidamente ela mostraria exercícios que provariam que eu melhoraria. Ele disse que a única forma de eu ganhar massa muscular, que perdi bastante, era fazendo exercícios.
Quanto à voz, ele disse que seria mais difícil de tratar e corrigir, pois era um efeito colateral, inclusive da cirurgia do cerebelo de fev/2012 e da carcinomatose meníngea que tive em junho/2013. Mesmo assim, vale a tentativa...Pode melhorar, mesmo que não sare.
Resumindo: vou agendar fisio e fono , e em breve contarei a vocês que estou andando 100% melhor e que a voz está melhor do que está hoje!
Beijos e torçam por mim!
Andrea
Dia especial: Palestra no projeto Mulheres de Peito.
Meu amigo Caco Santos foi convidado para dar um palestra sobre Planejamento Financeiro Pessoal, que ele é expert e como o tema e evento era tb sobre câncer de mama, ele me convidou para falar a respeito, no dia 08/09.
Lá fomos nós! Esta informação está no Face, então contarei um pouco dos bastidores.
1) No dia anterior, meu querido marido tinha me dado um ANDADOR. Isso mesmo...aquilo que seguramos para andar mais firme. Ele achou que eu não gostaria, pois eu ia achar algo de velho. Porém, entre ter e ficar com um problema que te irrita (dupla visão, tontura no carro, andar sem o menor senso de direção).
2) Usei o andador pela 1a. vez na rua / externamente, indo dar a palestra ontem. Confesso que me ajudou um bocado.
3) Descoberta: usando o andador em casa, descobri que se eu o levantasse um pouco (era obrigada a fazer alguma força para isso) e saísse andando, daria certo, ou seja, nem parecia que eu tinha alguma dificuldade. Ficamos muito instigados com isso, pois todos de casa perceberam que eu estava bem melhor com o andador. A aposta era que o andador me dava mais segurança e me fazia melhorar, ou seja, algo puramente psicológico.
Veredicto final: obtive hoje, que registrarei no próximo post.
Beijos,
Andrea
Lá fomos nós! Esta informação está no Face, então contarei um pouco dos bastidores.
1) No dia anterior, meu querido marido tinha me dado um ANDADOR. Isso mesmo...aquilo que seguramos para andar mais firme. Ele achou que eu não gostaria, pois eu ia achar algo de velho. Porém, entre ter e ficar com um problema que te irrita (dupla visão, tontura no carro, andar sem o menor senso de direção).
2) Usei o andador pela 1a. vez na rua / externamente, indo dar a palestra ontem. Confesso que me ajudou um bocado.
3) Descoberta: usando o andador em casa, descobri que se eu o levantasse um pouco (era obrigada a fazer alguma força para isso) e saísse andando, daria certo, ou seja, nem parecia que eu tinha alguma dificuldade. Ficamos muito instigados com isso, pois todos de casa perceberam que eu estava bem melhor com o andador. A aposta era que o andador me dava mais segurança e me fazia melhorar, ou seja, algo puramente psicológico.
Veredicto final: obtive hoje, que registrarei no próximo post.
Beijos,
Andrea
terça-feira, 1 de outubro de 2013
Dias melhores virão....
Oi, Amigos (as).
Aprendi uma nova conta: 20 episódios de diarréia + 1 vômito + 1 desmaio = ida para o Pronto Socorro. Este foi meu super programa de ontem! Depois de tomar o soro no hospital fui para casa. A noite foi um tormenta.....
Resumindo, às 4h fui novamente para o PS. O médico optou por me internar até parar de fazer "apenas líquido", o que ainda não aconteceu....Tomara que já saia amanhã!
Assim entenderão mais facilmente a foto no hospital com filha, mãe, irmã, marido.
Até breve,
Andrea
Aprendi uma nova conta: 20 episódios de diarréia + 1 vômito + 1 desmaio = ida para o Pronto Socorro. Este foi meu super programa de ontem! Depois de tomar o soro no hospital fui para casa. A noite foi um tormenta.....
Resumindo, às 4h fui novamente para o PS. O médico optou por me internar até parar de fazer "apenas líquido", o que ainda não aconteceu....Tomara que já saia amanhã!
Assim entenderão mais facilmente a foto no hospital com filha, mãe, irmã, marido.
Até breve,
Andrea
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Que alegria!
Queridos amigos(as),
Hoje estou MUITO feliz , pois foi a 1a. vez após MESES que consigo fazer alongamento / algum exercício, que sempre acho que é fundamental!
Driblei a visão dupla que atualmente me incomoda muito (para terem uma ideia ontem chorei porque simplesmente travei! não conseguia andar (nem dar um passo sequer!), fazendo os exercícios virada para o espelho, que foi muito meu amigo hoje!
Nada como um dia FELIZ após um dia DIFÍCIL!
Como 6a. feira é dia de PET SCAN (para ter certeza de que está tudo bem com o corpo = pescoço para baixo), vamos entrar em modo de oração, torcida, reza brava, vale tudo!!!! Lembram-se das minhas "férias" de 6 meses de exame? Já acabaram faz tempo!
Beijos e até breve,
Andrea
Hoje estou MUITO feliz , pois foi a 1a. vez após MESES que consigo fazer alongamento / algum exercício, que sempre acho que é fundamental!
Driblei a visão dupla que atualmente me incomoda muito (para terem uma ideia ontem chorei porque simplesmente travei! não conseguia andar (nem dar um passo sequer!), fazendo os exercícios virada para o espelho, que foi muito meu amigo hoje!
Nada como um dia FELIZ após um dia DIFÍCIL!
Como 6a. feira é dia de PET SCAN (para ter certeza de que está tudo bem com o corpo = pescoço para baixo), vamos entrar em modo de oração, torcida, reza brava, vale tudo!!!! Lembram-se das minhas "férias" de 6 meses de exame? Já acabaram faz tempo!
Beijos e até breve,
Andrea
segunda-feira, 16 de setembro de 2013
Especial para tia Maud: flashes da viagem
Oi, tia Maud.
Para atender seu pedido e não atormentar o dia a dia dos leitores, segue uma declaração para a senhora!
Nossa viagem de 15 dias foi para a Espanha e Toscana e não Paris, ao menos desta vez!
Tudo começou maravilhosamente bem com voô pela Singapoure Airlines. Recomendo e assino embaixo, pois a cia aérea é realmente MUITO BOA!
Hilário seria se no dia seguinte, em plena Barcelona, terrra do ilustre Gaudi, eu não tivesse que ir para o Ponto Socorro com algo chamado Celulitis, coisa que só ouvi que mulher que tinha não gostava....Nada a ver...é uma infecção que dá em homem ou mulher, em qualquer parte do corpo. Eu tive no pé: quentura, bolinha, inchaço, dor....Resumindo: fui a Casa de Pedra e cadeira de rda pois não conseguia andar!
Outro aspecto especial d Espanha foram os trens. Fomos de Barcelona a Valência (Praia) e de Valência a Madrid de trem. Foram viagens muito legais! A espera do trem é de 2 minutos, a qualidade do mesmo é ótima, o tempo super razoável. Enfim, tudo de bom.
Depois fomos de Madrid à Florença, rumo à Toscana. Lá é muito lindo...A única dificuldade que eu não sabia é que para conhecer a Toscana, existe um muro em volta e depois é preciso subir rampa ou degraus para conhecer as cidades. Íamos numas por dia, sempre de carro para ficar livre....porém SUBIR paea mim era sempre uma dificuldade adicional, que eu tinha que contar com o apoio do mau amor Perci, que foi brilhante como sempre e não sabia o que fazer para me ajudar.
Enfim, foram dias de sonho....O que não deu para o Perci fazer foi degustação de vinhos, pois as ruas eram muito vai e vem em rodamoinhos, ou seja, ou uma coisa ou outra! Ele tomava uma taça de vinho lá mesmo e nada de degustação.
Pronto, tia Maud! Aqui está sua parte, ok?
Grande beijo e nem preciso dizer o quanto eu gosto da senhora, certo?
Obrigada,
Andrea
Para atender seu pedido e não atormentar o dia a dia dos leitores, segue uma declaração para a senhora!
Nossa viagem de 15 dias foi para a Espanha e Toscana e não Paris, ao menos desta vez!
Tudo começou maravilhosamente bem com voô pela Singapoure Airlines. Recomendo e assino embaixo, pois a cia aérea é realmente MUITO BOA!
Hilário seria se no dia seguinte, em plena Barcelona, terrra do ilustre Gaudi, eu não tivesse que ir para o Ponto Socorro com algo chamado Celulitis, coisa que só ouvi que mulher que tinha não gostava....Nada a ver...é uma infecção que dá em homem ou mulher, em qualquer parte do corpo. Eu tive no pé: quentura, bolinha, inchaço, dor....Resumindo: fui a Casa de Pedra e cadeira de rda pois não conseguia andar!
Outro aspecto especial d Espanha foram os trens. Fomos de Barcelona a Valência (Praia) e de Valência a Madrid de trem. Foram viagens muito legais! A espera do trem é de 2 minutos, a qualidade do mesmo é ótima, o tempo super razoável. Enfim, tudo de bom.
Depois fomos de Madrid à Florença, rumo à Toscana. Lá é muito lindo...A única dificuldade que eu não sabia é que para conhecer a Toscana, existe um muro em volta e depois é preciso subir rampa ou degraus para conhecer as cidades. Íamos numas por dia, sempre de carro para ficar livre....porém SUBIR paea mim era sempre uma dificuldade adicional, que eu tinha que contar com o apoio do mau amor Perci, que foi brilhante como sempre e não sabia o que fazer para me ajudar.
Enfim, foram dias de sonho....O que não deu para o Perci fazer foi degustação de vinhos, pois as ruas eram muito vai e vem em rodamoinhos, ou seja, ou uma coisa ou outra! Ele tomava uma taça de vinho lá mesmo e nada de degustação.
Pronto, tia Maud! Aqui está sua parte, ok?
Grande beijo e nem preciso dizer o quanto eu gosto da senhora, certo?
Obrigada,
Andrea
Manhã feliz!
Alguém tem o privilégio de receber visitas gostosas em plena 2a. feira de manhã? Pois eu tive! Minhas queridas primas Chuchu e Anna vieram em casa, alegrar minha manhã hoje! Pena que acabou, mas dei muitas risadas com elas, que são deliciosas sempre!
Se não bastasse essa alegria, recebemos a confirmação afirmativa da liminar da SulAmérica, aprovando os medicamentos / quimio! Que alívio, poderei me tratar sem a preocupação financeira do assunto! Viva!
Beijos,
Andrea
Alguém tem o privilégio de receber visitas gostosas em plena 2a. feira de manhã? Pois eu tive! Minhas queridas primas Chuchu e Anna vieram em casa, alegrar minha manhã hoje! Pena que acabou, mas dei muitas risadas com elas, que são deliciosas sempre!
Se não bastasse essa alegria, recebemos a confirmação afirmativa da liminar da SulAmérica, aprovando os medicamentos / quimio! Que alívio, poderei me tratar sem a preocupação financeira do assunto! Viva!
Beijos,
Andrea
sábado, 14 de setembro de 2013
Segue as novidades (um pouco difíceis desta vez)
Oi, amigos (as).
Neste meio tempo que escrevi soube de 2 pessoas que foram diagnosticadas com câncer de mama. Que pena.....Que doença cruel, hein. Espero, de coração, que estas 2 pessoas sarem MUITO rápido. Nem vou falar o nome / referência deleas, para manter a individualidade de ambas.
Bom, quanto a mim, como clinicamente eu estou com dificuldades (visão dupla quando ando a pé ou de carro), o médico achou melhor parar com a quimio intratecal e começar com 2 remédios orais: 1) quomio oral chamada XENODA 500 e o medicamento TYKERB 250 (Lapatenibe), ambos que por mais absurdo que pareça, estamos tendo que entrar com liminar para SuAmerica aprovar ambos remédios. Ainda precisamos da resposta, mas estamos otimistas pois os remédios são fundamentais!
Minha mãe está sendo super companheira ficando em casa, pois estou ficando muito de molho nestes tempos. A previsão é de melhora a médico prazo (3 / 4 semanas). Vamos torcer para que a melhora venha rápida!
Beijos,
Andrea
Neste meio tempo que escrevi soube de 2 pessoas que foram diagnosticadas com câncer de mama. Que pena.....Que doença cruel, hein. Espero, de coração, que estas 2 pessoas sarem MUITO rápido. Nem vou falar o nome / referência deleas, para manter a individualidade de ambas.
Bom, quanto a mim, como clinicamente eu estou com dificuldades (visão dupla quando ando a pé ou de carro), o médico achou melhor parar com a quimio intratecal e começar com 2 remédios orais: 1) quomio oral chamada XENODA 500 e o medicamento TYKERB 250 (Lapatenibe), ambos que por mais absurdo que pareça, estamos tendo que entrar com liminar para SuAmerica aprovar ambos remédios. Ainda precisamos da resposta, mas estamos otimistas pois os remédios são fundamentais!
Minha mãe está sendo super companheira ficando em casa, pois estou ficando muito de molho nestes tempos. A previsão é de melhora a médico prazo (3 / 4 semanas). Vamos torcer para que a melhora venha rápida!
Beijos,
Andrea
quarta-feira, 4 de setembro de 2013
Que saudades, amigos (as).
Por motivos diferentes, tive que me ausentar do final de junho até agora! Para manter o espírito de ser explicativa para os conhecidos ou não, segue a mensagem:
Vou contar em bullets / itens, que vai mais fácil registrar como foi este tempo:
- 21/06: 12 horas de pronto socorro, pois estava com enjoo, tontura e vomitando
- 22 a 28/06: os sintomas persistiram
- 28/06: internada até dia 06/08
- 06/07: Home sweet home
Diagnóstico: CARCINOMATOSE MENÍNGEA: este "palavrão" significa meningite de câncer, que eu sequer conhecia e já estou ficando expert!
De 7 a 14/07: preparativos técnicos do tratamento.
Quimioterapia: chamada de quimio INTERTECAL (dada na parte inferior da coluna cervical). Nem preciso dizer que picada na coluna dói, certo?
Dias: 3, 5, 16,18, 20, 22, 25 e 29/7
Ressonâncias: 30/6 e 07/08
Viagem: de 11/08 a 24/08: 1a: semana na Espanha com a Bru e o Per, e 2a. semana na Toscana apenas com o Perci.
A viagem foi ótima e os pequenos percalços foram contornados com o amor da Bru e do Per.
Na semana que voltei foi intensa. Consulta n 3a. e na 5a. feira e como dia 24/8 era sábado, na 2a. feira já tive quimio intertecal de novo e dia 30/08 tiver quimio com herceptin, minha velha conhecida.
Como não estou muito bem nesta semana (andando com desequilíbrio, dor nas pernas e dor de cabeça, o mádico suspendeu a quiomio de ontem, passou outra ressonância para investigar os sintomas e passou outro remédio que tomei no hospital e pode ser o responsável da minha melhora e ontem para frente.
Quando tiver mais novidades, compartilho, ok?
Beijos e obrigada pelas mensagens durante este tempo!
Andrea
P.S. Em Barcelona chegaram a minha Bruna querida e a Bruna Marquezine para ver o Neymar!
Por motivos diferentes, tive que me ausentar do final de junho até agora! Para manter o espírito de ser explicativa para os conhecidos ou não, segue a mensagem:
Vou contar em bullets / itens, que vai mais fácil registrar como foi este tempo:
- 21/06: 12 horas de pronto socorro, pois estava com enjoo, tontura e vomitando
- 22 a 28/06: os sintomas persistiram
- 28/06: internada até dia 06/08
- 06/07: Home sweet home
Diagnóstico: CARCINOMATOSE MENÍNGEA: este "palavrão" significa meningite de câncer, que eu sequer conhecia e já estou ficando expert!
De 7 a 14/07: preparativos técnicos do tratamento.
Quimioterapia: chamada de quimio INTERTECAL (dada na parte inferior da coluna cervical). Nem preciso dizer que picada na coluna dói, certo?
Dias: 3, 5, 16,18, 20, 22, 25 e 29/7
Ressonâncias: 30/6 e 07/08
Viagem: de 11/08 a 24/08: 1a: semana na Espanha com a Bru e o Per, e 2a. semana na Toscana apenas com o Perci.
A viagem foi ótima e os pequenos percalços foram contornados com o amor da Bru e do Per.
Na semana que voltei foi intensa. Consulta n 3a. e na 5a. feira e como dia 24/8 era sábado, na 2a. feira já tive quimio intertecal de novo e dia 30/08 tiver quimio com herceptin, minha velha conhecida.
Como não estou muito bem nesta semana (andando com desequilíbrio, dor nas pernas e dor de cabeça, o mádico suspendeu a quiomio de ontem, passou outra ressonância para investigar os sintomas e passou outro remédio que tomei no hospital e pode ser o responsável da minha melhora e ontem para frente.
Quando tiver mais novidades, compartilho, ok?
Beijos e obrigada pelas mensagens durante este tempo!
Andrea
P.S. Em Barcelona chegaram a minha Bruna querida e a Bruna Marquezine para ver o Neymar!
sexta-feira, 26 de julho de 2013
Notícias atuais...
Olá, amigas e amigos.
Desde que saí do hospital tenho feito 3 quimios intratecais (na coluna) por semana, fora a quimio do herceptin a cada 21 dias (19/07 e próximo dia 09/08). As intratecais sempre são definidas sua necessidade em função da quimio imediatamente anterior, sendo assim, nunca são definidas com muita antecedência e sim na semana anterior.
A boa notícia é que os resultados de cada quimio tem sido muito positiva e o resultado tem sido muito bom, o que fez com que o oncologista aprovasse eu viajar!
Como feliz consequência a Bru já foi viajar hoje para Europa e nos encontrará dia 11/08 em Barcelona e passará uma semana conosco. Depois de 1 semana na Espanha, a Bru vem embora e Per e eu ficaremos uma segunda semana na Toscana, meu velho sonho!
Caso alguém conheça alguém que tenha usado ou forneça assistência médica para Pré-existência, favor passar o e-mail / fone / nome da pessoa como indicação.
Obrigada,
Andrea
Desde que saí do hospital tenho feito 3 quimios intratecais (na coluna) por semana, fora a quimio do herceptin a cada 21 dias (19/07 e próximo dia 09/08). As intratecais sempre são definidas sua necessidade em função da quimio imediatamente anterior, sendo assim, nunca são definidas com muita antecedência e sim na semana anterior.
A boa notícia é que os resultados de cada quimio tem sido muito positiva e o resultado tem sido muito bom, o que fez com que o oncologista aprovasse eu viajar!
Como feliz consequência a Bru já foi viajar hoje para Europa e nos encontrará dia 11/08 em Barcelona e passará uma semana conosco. Depois de 1 semana na Espanha, a Bru vem embora e Per e eu ficaremos uma segunda semana na Toscana, meu velho sonho!
Caso alguém conheça alguém que tenha usado ou forneça assistência médica para Pré-existência, favor passar o e-mail / fone / nome da pessoa como indicação.
Obrigada,
Andrea
sexta-feira, 5 de julho de 2013
Boas notícias! Oba!
Pessoal,
Devo ter alta amanhã, se Deus quiser! Que bom! Nada como nossa casinha, né.
Os médicos acabaram de me visitar e disseram que da 1a, para a 2a. quimio interpecal (no osso), tive uma diminuição de 35 para 16 células anômalas , e olha que ainda fiz outra sessão hoje! (ainda não sabemos o resultado). Na prática devo ter 1 sessão de quimio por semana a partir da semana que vem, aqui na clínica do hospital mesmo.
Não vejo a ora de ir para casa!
Até breve! Obrigada por todo carinho e torcida de vocês, que me ajudam MUITO!
Beijos no coração,
Andrea
Devo ter alta amanhã, se Deus quiser! Que bom! Nada como nossa casinha, né.
Os médicos acabaram de me visitar e disseram que da 1a, para a 2a. quimio interpecal (no osso), tive uma diminuição de 35 para 16 células anômalas , e olha que ainda fiz outra sessão hoje! (ainda não sabemos o resultado). Na prática devo ter 1 sessão de quimio por semana a partir da semana que vem, aqui na clínica do hospital mesmo.
Não vejo a ora de ir para casa!
Até breve! Obrigada por todo carinho e torcida de vocês, que me ajudam MUITO!
Beijos no coração,
Andrea
quarta-feira, 3 de julho de 2013
Nada como um dia após o outro....
Olá, queridas (os).
Olha que achei a semana passada foi difícil.Vivendo e aprendendo. Estou desde 6.feira, internada no hospital. Vim no P.S. e acabei ficando. Meus amados Per, Bru, Lu, mãe e familiares (irmã, sobrinhas, cunhado, pai, "boadrasta", irmão, tias, primas etc), estão sempre juntos, de presença ou de alma. Obrigada!
Resumindo, dos exames importantes, fiz na 6a, exame o do LICOR (tirar um pouco de líquido da coluna - continuação da cabeça, sem contato com o corpo), de onde surgiu o 3o. câncer / meningite por carcinoma (conhecemos normalmente por bactéria, ou por vírus, mas não por câncer).
Na 2a. feira já comecei a quimio no local...isso mesmo, agulha na coluna. Mais aflição do que dor, propriamente. hoje já fiz a 2a. quimio. Sempre te que tirar um pouco de líquido para sobrar um pouco de espaço para entrar outro líquido - a quimio. O resultado vem do líquido que saiu (tem que ter menos células anômalas na próxima tiragem.
Quando sairei? Ainda não sei...Acho que sábado...
Vamos a torcida, rezas, orações, vibrações de sempre, ok?
Beijos já sem enjôos e tonturas da semana passada!
Andrea
.
quarta-feira, 26 de junho de 2013
Eta semaninha difícil.
Olá, amigas (os).
Eu já havia descoberto na semana passada uma escoliose + artrite + pequeno abaulamento = dor das costas e nas pernas terrível!
E pensar que tem gente com dificuldade de emagrecer!
Meu tradicional peso é entre 45 e 46kg. Surpresa quando me pesei hoje e estava com 42,700 kg! Afffffi. Isso sem querer.
Resumo: náusea, enjôo, tontura - em movimentos drásticas - andar de carro, deitar, levantar ou andar de repente = colocar "tudo para fora".
Acontecimentos da semana:
- 6a. feira: 6 vômitos + 8 horas de Pronto Socorro, para fazer exames e tomar remédios.
Lado positivo: grande chance de não ter sido nada ligado às metástases.
Possibilidades de diagnóstico: vários, entre eles interação medicamentosa, labirintite ou outra coisa...
- sábado / domingo / 2a. feira: pouca comida; 2 vômitos; muita tontura.
- 3a. feira: consulta com radioterapeuta que pediu para antecipar para agora a ressonância que faria em agosto, só para desencardo de consciência. Lembram que eu estava "de férias" de exames? Acabou-se. Pediu tb para falar com os médicos para diminuir os medicamentos, que totalizavam diariamente a "meros"16 doses (comprimidos . gotas etc). Pediu para investigar a labirintite, que terei médico amanhã.
- 4a. feira: fui para a quimioterapia e passei vergonha: ao chegar lá perdi a consciência, vomitei, tomei remédios (soro, anti enjôo), além do herceptin (fui lá para tomá-lo, afinal).Durante todo o tempo os marcadores tradicionais eram avaliados (pressão, batimentos cardíacos etc). Fiquei um tempo maior que o tradicional, claro (das 9h45 às 14h30), mas o atendimento foi maravilhoso.
Tudo isso somada a dores nas pernas diariamente!
Não vejo a hora desta semana acabar e que ela leve consigo todas as dores e mal estar. Ficar em casa curtindo as coisas boas é delicioso, mas com dor e mal estar, é ruim ficar em qualquer lugar.
A espera de dias melhores,
Andrea
sexta-feira, 10 de maio de 2013
Finalmente boas notícias!
Olá amigos(as).
Tudo bem?
Sei que ando meio sumida, mas às vezes preciso me fechar um pouco para respirar fundo e ganhar novas forças! Sei que faz parte do processo, então não se preocupem!
Nos últimos dias tive nova maratona de exames e consultas e finalmente as notícias fora boas! Fiz a ressonância para acompanhar os resultados da radioterapia que fiz. Além disso, fiz tb exame de sangue, pois estava com anemia por conta da radio....
Resultados:
- Sem novas lesões cerebrais e as 4 lesões existentes diminuiram de tamanho! Uhuuuuu!
- Anemia não existe mais! Uhuuuuu!
Outra boa notíciaL folga até agosto para ealização de nova ressonância!
Curtirei MUITO estas férias de exames!
Beijos e obrigada pela torcida eterna!
Andrea
terça-feira, 16 de abril de 2013
Cabelos...Melhor tê-los...
Olá, amigos(as).
Como voc6es já sabem, tenho usado lenços normais, lenços de quimio (sim, são diferentes...), turbantes, ficando sem nada na cabeça em casa etc. Porém todas estas alternativas são SEM os cabelos e hoje fui buscar alternativa COM cabelo.
Eu não queria colocar algo tão "definitivo" como a prótese que coloquei da outra vez que fiquei careca em 2010, que podia ficar 15 dias na cabeça e a mesma poderia ser lavada na própria cabeça. Sendo assim, fui atrás de uma peruca (ou duas, para poder variar...) ontem e hoje. O local que fui ontem, não tive muita sorte (Estoril Perucas), pois não tinha como provar as perucas e teria que comprar "no escuro". Realmente não faz meu estilo.
Hoje fui ao Bella Hair, onde pude provar tudo que quis, o que culminou com a compra de uma peruca chanel. Cá estou eu tentando me acostumar com um novo visual, que certamnte isso vai aocntecer, pois já aprendi que o ser humano se acostuma com tudo na vida!
Em breve, vou visitar locais que Eduardo Sacchiero e uma outra amiga me indicaram, para uma 2a. alternativa!
Aguardem novidades!
Beijos,
Andrea
quinta-feira, 11 de abril de 2013
Força na peruca!
Olá, pessoal!
Acabei as sessões de radioterapia no cérebro na semana passada, e atualmente eu estou na fase de queda de cabelo + coceira insuportável + sensibilidade extrema no couro cabeludo. Ai ai ai...
Vamos aos aprendizados:
- não tive os efeitos colaterais possíveis, descritos no manual que recebi;
- enfermeira da rádio deu quase 100% de chance de cair o cabelo todo; quanto a sensibilidade na cabeça, ela disse que deveria durar 1 semana;
- médico radioterapeuta disse para não fazer nada definitivo com o cabelo, pois poderia ser uma queda que daria para contornar / esconder com o próprio cabelo. Disse tb que a queda poderia durar de 1 semana a 4 semanas.
- prática: a queda de cabelo começou no dia seguinte ao fim da rádio, porém estava caindo muito cabelo – cada dia muito mais (pense o que a queda significa se juntarmos pijama + travesseiro + chão + lenço + toalha etc.);
- prática 1: ontem senti uma coceira INSUPORTÁVEL e estava em público – significou um grande constrangimento, pois ficou coçando 85% do tempo. Isto significou na prática, eu chegar em casa e dar uma de Anne Hathaway em Les Mis: cortei o cabelo do jeito que consegui, para que a coceira fosse contornada, o que realmente aconteceu!
- prática 2: hoje minha linda filha, deu um super trato no meu corte feito do jeito que eu consegui (nem enxerguei atrás, imagina!). A Bru foi expectacular, pois riu do que fazia - o que deixou a questão muito mais leve para mim - ainda ela disse que o uso do lenço que eu estava usando era “estiloso” e tudo era uma questão de estilo. Todas as palavras dela me ajudaram muito! A coceira praticamente sumiu com a cabelo curtinho!
Moral da história: o médico sugeriu não cortar o cabelo, pois não sabe o que isso significa na prática!
Beijos e obrigada a todos pela força de sempre, na peruca ou no coração!
Andrea
sexta-feira, 5 de abril de 2013
Como me mantive centrada e serena!
Olá!
1) Não acho legal falar / escrever sobre coisas tristes, por isso, sempre penso em como os outros podem aproveitar um pouco da minha experiência na situação atual, antes de simplesmente escrever.
2) Outra razão importante para a existência do BLOG é que, como não faz bem falar muitas vezes sobre coisas difíceis, mas é super pertinente meus amigos quererem notícas atualizadas, escrevo para efetivamente compartilhar as notícias,"falando" uma vez só, ao invés de repetir a mesma coisa inúmeras vezes.
3) Compartilhar sentimentos e sensações faz muito bem para a alma. Faz a gente se sentir mais perto das pessoas e conectada com elas.
4) Já comprovei que os aprendizados compartilhados podem / devem não servir diretamente para meus contatos que lêem o blog. Porém serve, muitas vezes, para estes contatos ajudarem seus contatos / amigos. Este é um dos poderes da internet: compartilhar aprendizados sem limites físicos.
Tudo isso para compartilhar meu recente aprendizado - o que me ajudou MUITO a "ficar em pé", desde que eu soube das novas lesões no cérebro foram:
a) minha linda filha, me dizer (lembrar) que devemos viver UM DIA POR VEZ, e cuidar de um problema SE e QUANDO ele aparecer. Parece que sempre ouvimos isso, porém VIVER isso, é totalmente diferente. Tudo que vem de uma filha, ouvimos não só com os ouvidos, mas também com o coração. Isso me ajudou bastante e, por isso, agradeço e muito a Bru!
b) pratiquei TODOS OS DIAS a meditação. Foquei muito minha respiração, como forma de me manter calma. Incrível como isso tb me ajudou e fez toda a diferença neste período.
Pronto, contei!
beijos,
Andr
Como se alegrar mesmo na dificuldade!
Olá!
Estou CHEIA de alegria no coração hoje e, no mínino, nos próximos 6 meses! Que bom compartilhar uma felicidade com vocês!
Além da radioterapia que tive que fazer nesta semana, fiz também o PET-CT, exame de acompanhamento para ver como anda o corpo (no sentido de ter ou não lesões). Tenho que faze-lo a cada 6 meses e um dos meus neurocirurgiões (Dr. Douglas Guedes de Castro), disse no mês passado que não ter nada no corpo seria MUITO positivo, para meu problema em geral.
Imagino que cuidar de mais do que uma coisa por vez, não seja nada fácil!
Hoje, meu coração amanheceu disparado, pois era o dia do resultado do PET. Claro que sempre tenho medo de ler o resultado na internet, pois das últimas vezes, sempre tive o resultado das ressonâncias de sexta feira e passei os finais de semana terríveis, até entender direito com o médico, o que deveria ser feito.
Tinha planejado viajar com o Perci, porém estava apreensiva, pois se tivesse algo urgente a fazer, teria que cancelar a viagem, ou na melhor das hipóteses, viajar super preocupada com os próximos passos.
Bom, compartilho parte das sensações vividas, para que entendam minimamente (psicotecnicamente - expressão engraçada usada por uma amiga hoje), o significado do resultado deste exame.
Resultado: NEGATIVO! Graças a Deus, nada de novo em relação ao exame anterior!
Que felicidade! Cada vez que não tenho nada, é importantíssimo. 5 anos sem nada no corpo é sinônimo de estar curada. Divido o corpo em "nuca pra baixo" e "nuca pra cima"...Pelo menos da "nuca pra baixo", em julho farão 3 anos sem nada!
Vou dormir FELIZ hoje! Pouco ou muito, mas FELIZ!
Beijos,
Andrea
sexta-feira, 29 de março de 2013
Feliz Páscoa e update!
Queridos (as),
Já se foram 8/10 aplicações (ufa! Na terça acaba!). Foram tb 5/8 dores de cabeça, porém contornadas com meus remédios habituais. O chato é que a cabeça fica MUITO sensível a toques. Graças a Deus, meus cabelos continuam aqui a vamos torcer para assim se manterem!
Espero que todos tenham uma excelente Páscoa e lembrem-se bastante que a festa é da ressureição de Cristo!
Embora comer o bolo da minha querida amiga Cris de Freitas deu - está simplesmente delicioso!
Beijos e bom feriado a todos,
Andrea
domingo, 24 de março de 2013
Tratamento iniciado
Olá, amigas(os).
Aqui as novidades da semana:
O Hospital Oswaldo Cruz marcou para 3a. feira a elaboração da máscara e o planejamento das sessões de radio. Eu estava crente que máscara era para a parte da cabeça que de baixo (que ia tomar rádio). Não, máscara é para o rosto, e não para protegê-lo, mas sim para a cabeça não mexer!
Para nossa surpresa, a 1a. aplicação de rádio, foi na própria 3a. feira, junto com o restante.
Na 4a., além da rádio, teve aquele ritual que enfermeira (peso, altura, pressão, temperatura). Na 5a. e 6a., somente a radiação. Sendo assim já foram 4 de 10. Efeitos da rádio, acredito que ainda não tive, mas sim do nervosismo e de só conseguir almoçar tarde, por conta do trânsito paulista, o que significou 2 dores de cabeça nesta semana.
Sábado estava MUITO cansada, o que fez com que não visse nossa tradicional filme de cinema....Acarretou algumas horas a mais de sono no sofá (alás, nada mal, né).
Se hoje a disposição voltar, cinema lá vamos nós!
Beijos e obrigada pela preocupação geral! O blog é ótimo neste sentido...Falar muitas fezes de coisas doidas, não faz bem, então falo um vez só!
Até mais,
Andrea
terça-feira, 12 de março de 2013
Informações mais definidas...
Queridas(os) amigas(os),
Terei que postergar um pouco os deliciosos cafés e almoços que tenho sido convidada.
Tive consulta ontem, respirei BEMMMMM fundo, li as deliciosas mensagens inspiradoras que vocês enviaram e aqui estou eu para compartilhar os próximos passos.
Em função da última ressonância, o médico teve que mudar de estratégia: ao invés de cuidar de cada tumor individualmente (gamma knife que fiz no ano passado) ele sugere que eu irradie a cabeça toda, em 10 sessões de radioterapia, com início assim que a assistência médica aprovar.Ele imagina que deva iniciar ainda nesta semana.Digo respirar BEMMMM fundo, pois confesso não ter simpatia (para ser boazinha) por esta alternativa e ser bastante preconceituosa em relação a esta alternativa. Ele me explicou que minhas visões se referem aos pensamentos dos anos 80. Achei melhor acreditar nele e sofrer menos.
Os considerados efeitos colaterais ele disse que são imperceptíveis a "olho nú"e que só fazendo um teste muito específico depois de 40 dias daria para perceber....Prefiro não me condicionar a eles e acreditar que "apenas 40%"os tem e eu estarei FORA desta estatística.Detalhe: nunca saberemos se são efeitos colaterais ou efeitos dos próprios tumores.
Queda de cabelos? Uns tem pouca, outros tem alguma, outros tem muita. "Cebelo cresce" diz o médico; eu diria "porque não é o dele!". Minha querida amiga J.C. (ela sabe quem é - nossa, agora que percebi que ela tem as iniciais abençoadas!), sabiamente disse: nos acostumamos com tudo! (até ficar sem cabelo, se for necessário). Isso ainda não sei.Vocês saberão em breve.
Beijos,
Andrea
domingo, 10 de março de 2013
E mais uma vez, resultado difícil....
Queridos(as) amigos(as),
Mais um resultado difícil de ressonância. Sentimento de "não saber o que fazer" muito grande. Na hora que mais preciso, por não entender direito os resultados do exame e onde estão as malditas lesões, cadê os médicos? Nada de achar alguém...
Resumindo o resultado: lesão de 0,6 no começo de janeiro foi para 1 cm e mais 2 novas lesões (que preciso entender melhor) com 0,5 e 0,9 cm...Amanhã tentarei agendar consulta e a novela começa de novo.
Por enquanto, não quero falar no assunto, por favor, mas preciso me fortificar, então as orações, vibrações etc são MUITO positivas e bem vindas como sempre!
Quando tiver mais notícias, darei.
Beijos,
Andrea
terça-feira, 15 de janeiro de 2013
Agora com informações médicas...
Oi, pessoal.
Como meu neuro está de férias, consultei-me com médico da equipe dele hoje.
Resumo:
- edema do tumor operado em dezembro (re-tratamento, pois foi o mesmo tumor que tratei em março): por se tratar de re-tratamento, pode existir edema no tumor e o que temos que fazer é observar se ele vai reduzir com o tempo (se Deus quiser, vai reduzir...)
- novo tumor: existia como mancha na ressonância anterior, ou seja, não era nem vaso, nem erro do exame, virou tumor mesmo (serve para entendermos que ele não cresceu de 0 a 0,6 cm, de um mês para outro....ele já existia, mas ainda não sabíamos se era ou não tumor).
Sendo assim, posso viajar conforme previsto e já planejei nova cirurgia para fevereiro.
- como a máquina de gamma knife foi desligada no Hospital Santa Paula em janeiro (quando operei, em dezembro, já sabia disso) e só existe uma em Curitiba, tinha que entender se tinha que fazer radiocirurgia com gamma knife ou se poderia ser radiocirurgia com máquina linear, que só existe no hospital Osvaldo Cruz e A.C. Camargo.
Detalhe demais para escrever...na prática: posso operar nesta máquina linear (o que é bom). As diferenças que tem na cirurgia, deixarei para contar mais perto, ok?
A torcida / oração / vibração e chame como quiser, ajuda e muito! podem continuar, por favor.
Muitas vezes, na falta de informação, é a única coisa que tenho para me apegar!
Obrigada pela ajuda de todos! Vocês são D+! Sem palavras para agradecer sempre...
Beijos,
Andrea
domingo, 13 de janeiro de 2013
Esperanças de reveillon frustadas...
Queridos(as) amigos(as),
É tão bom quando sonhamos que tudo será novo no Ano Novo! Essa esperança realmente não tem preço!
Ao mesmo tempo é tão frustante quando descobrimos através de uma ressonância que nosso ano já se inicia com novos desafios....
Os detalhes vão depender da análise dos médicos que se dará nos próximos dias...Por enquando, meu "diploma médico" sabe que: tem um novo tumor de 0,6cm e que o tumor tratado na última cirurgia, que tinha 0,8cm, continua com 0,8cm e que o edema em tono do mesmo parece maior....
O que isto significa? Ainda não sei....Que não é bom, eu já sei...
Dá para viajar tranquila e tratar na volta? O médico que poderá dizer...
A angústia da falta de informação, sem dúvida, é a pior parte. Assim que os médicos analisarem as imagens, darei notícias mais precisas.
O que fazer por enquanto? Continuar vibrando, torcendo, rezando....
Beijos carinhosos,
Andrea
quarta-feira, 9 de janeiro de 2013
Maratona Ressonância: lá fui eu de novo....
Oi, amigos(as).
Espero que tenham ido bem de festas de final de ano!
Eu fui bem, tomei sol e consegui deixar os problemas um pouco de lado!
Mal começou o ano, já começou minha maratona de exames! O primeiro deles foi a tão famosa ressonância do crânio no Fleury.
Infelizmente já se esqueceram que me senti mal tratada no penúltimo exame no Fleury do Campo Belo!
Na vez passada perguntaram: qual o seu nome?
Respondi: Andréa
Disseram: Andréa Villas Boas?
Disse: Sim.
Bastou para me tratarem MUITO bem! Sem dúvida alguma, a área de Ouvidoria alertou para que me tratassem bem, pois tinha feito uma queixa no blog....Porém minha alegria durou pouco...
1) Tive que perguntar a enfermaria se havia a necessidade ou não de fazer jejum para o exame, pois já fui instruída por telefone para fazer: 6 horas de jejum, 4 horas e não fazer jejum!?!?!?! Qual dos 3 me falou a verdade, sendo que na recepção, nunca me perguntaram se eu estava de jejum e por quantas horas?
Resposta deles: Jejum literal não é preciso, porém a experiência dos enfermeiros é que muita gente vomita com o contraste, então, quanto mais vazio o estômoga estiver, menor a chance de vomitar. Como sempre fiz jejum (mesmo quando fui informada que não era preciso), nunca vomitei, pois meu estômago estava vazio.
Atitude Correta: ter que fazer o jejum obrigatório, se na ressonância TEM contraste, assim as pessoas não precisarão passar pelo desconforto de vomitar, anda mais em público!
2) Com a experiência aprendi que é melhor eu puncionar a veia na hora do exame e não antes do mesmo. Porém a enfermeira não me ouviu quando eu disse que minha veia era difícil e bla bla bla e simplesmente puncionou igual ao que ela faz para todo mundo, sem um cuidado especial.
Consequência: não pegou a veia na 1a. tentativa e FICOU DOENDO MUITO meu braço....na hora não sabia exatamente porque e ela foi chamar a supervisora dela para puncionar pela 2a. vez...Claro que eu chorei de dor, apesar de não poder me mexer durante o exame...Quando a delicada supervisora chegou, eu disse para ela tomar cuidado, pois tinha uma veia difícil, tanto que eu sempre tirava sangue com profissional que tira sangue de criança, ou seja, ela já sabe que será difícil.
Foi ai que a enfermeira indevidamente me disse:"mas ela é a chefe...não precisa se preocupar", como se o fato dela ser a chefe, fosse retirar a dor que eu já estava sentindo....Ela puncionou, colocou um curativo enorme de grande (e não aquela bolinha que estamos acostumados em exames tradicionais) e continuei o exame com contraste....Quando terminou o exame, o ajudante que foi arrumar a máquina e me tirar da cama, viu que o curativo HAVIA VAZADO MUITO e apesar do curativo enorme, as gazes estavam cheias de sangue...Tive que fazer um novo curativo e sai com um presente: um plástico de gelo para colocar nas punções para não ficar hematoma....
@PRONTOFALEI
Escrevo para que aprendam ou ensinem seus conhecidos / amigos com minha experiência!
Torçam para um resultado NEGATIVO, o que é super POSITIVO!
Beijos e feliz 2013 a todos!
Beijos,
Andrea
Assinar:
Comentários (Atom)